ENTREI EM ECONOMIA... MAS E ENFERMAGEM? | EXPLICO TUDO!

quinta-feira, outubro 05, 2017


É verdade... No dia 9 de Setembro de 2017, sábado, os nervos estiveram à flor da pele. Parecia um dia longo e uma espera ainda maior. O nervosismo e a ansiedade de saber se ficaria ou não colocada. E em quê... 

Concorri a Gestão, Economia, Educação Básica e a Relações Públicas e Comunicação. Portanto, a cursos bem diferentes uns dos outros. E não não concorri a Enfermagem. Era o meu sonho, disso não tenham dúvidas... 

Foi um sonho que começou no meu 11º ano em 2015 depois de alguns problemas pelos quais passei. Nesse mesmo ano, fiz pela primeira vez o exame de Biologia e Geologia que servia como uma das provas de ingresso a Enfermagem, mas não atingi a nota necessária. Em 2016 voltei a repetir o exame, assim como fiz o exame de Matemática A pela primeira vez, e não consegui mais uma vez ter a nota a Biologia... nem a Matemática. Fui à 2ª fase de ambos os exames e o insucesso repetiu-se. Foi aí que optei (era uma obrigação, mas pronto...) por ficar a fazer durante um ano Matemática A. E foi, sem dúvida, a melhor opção que tomei! 


Embora, também devia ter ficado a fazer Biologia e Geologia para melhorar no mínimo a minha nota interna, mas não o fiz e arrependo-me, confesso. Consegui ter uma nota bastante razoável a Matemática A, com uma grande professora, a quem devo muito pelo que me ensinou e por ter acreditado em mim e nas minhas capacidades! E depois para minha grande felicidade consegui ter positiva no exame de Matemática, o único que eu pensava que nunca iria conseguir obter sequer 9,5. Mas mais uma vez não consegui a nota no exame de Biologia... Porquê? É uma boa questão, mas não sei responder-vos. Estudei para o exame de 3 maneiras diferentes ao longo dos 3 anos que o repeti, mas nem mesmo assim isso ajudou-me, nem mesmo assim o 9,5 chegou. O exame de Biologia é provavelmente o que mais rasteiras tem e como é um exame de escolhas múltiplas, na sua maioria, isso dificulta um pouco o sucesso no mesmo. Há sempre aquela altura em que ficamos entre duas opções e acabamos por escolher aquela que estava errada... Foi o que foi acontecendo comigo e eu não consegui.

Foi depois de saber os resultados dos exames e de ver a positiva a Matemática que comecei a pensar em opções... E Gestão ou Economia pareceram-me boas opções, até porque são cursos com bastante saída. Coloquei Educação Básica em 3ª opção porque sempre adorei crianças e Relações Públicas em 4ª opção, porque acho que tem um pouco haver com o blog.


Saíram os resultados! Entrei em Economia, na minha 2ª opção. E não, não fiquei desiludida por não ter entrado na primeira opção, pois sei que o curso de Economia é igual ao de Gestão no primeiro ano, pelo menos na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada. Depois, se tudo correr bem quero tirar Mestrado em Marketing, porque é uma área que me agrada imenso! Transfiro-me para Gestão no 2º ano e fica tudo resolvido.... Espero eu! Estou feliz e só espero ter sucesso no curso e gostar realmente disto. Se não gostar do curso, não vou desistir de Enfermagem e irei novamente realizar o exame de Biologia e Geologia em 2018 e quem sabe concorrer a Enfermagem também no próximo ano. 


Pronto... Talvez este post sirva um pouco para vos explicar o porquê de Enfermagem ter ficado para trás e também para ajudar a quem se sentiu como eu ou a quem está a passar pelo mesmo... Porque não é fácil deixar um sonho para trás, mas uma coisa que aprendi ao longo destes meses é que se aconteceu o que aconteceu foi por alguma razão. Aliás, tudo tem uma razão de ser. E provavelmente, Enfermagem não seria o curso ideal para mim. Não sei. Mas foi assim que o destino ditou. 

E vocês também entraram este ano na Faculdade? Na primeira opção? Contem-me tudo!



You Might Also Like

15 comentários

  1. Respostas
    1. Nem mais querida, por acaso é uma área que me agrada.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Minha querida muitos parabéns !!Muitas felicidades e muito sucesso no teu curso em Economia, Quanto à Enfermagem, minha querida segue o teu sonho, trabalha/estuda muito e sempre com pensamento positivo um dia vais conseguir entrar em Enfermagem...Desisitir nunca , lutar sim pelos teus sonhos !!! Conheço amigos/as que como tu aconteceram a mesma coisa e alguns conseguiram tirar dois cursos :))) desejo-te um enorme sucesso beijinhos e bons estudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Até pode ser que Enfermagem não passe apenas de um sonho iludido e venha a gostar muito mais de Economia, aliás estou a gostar. Agora é ver como tudo corre. Muito obrigada pelo apoio!

      Beijinhos grandes <3

      Eliminar
    2. De nada querida, força nos estudos e nos teus objetivos :))) beijinhos

      Eliminar
  3. Muitos parabéns!! Espero que consigas atingir esse teu sonho de tirar o curso de enfermagem.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se me fico pelo curso de Economia! Não deixa de ser um bom curso. Obrigada querida!

      Beijinhos <3

      Eliminar
  4. Até pode ser que venhas a adorar o curso de Economia e nem queiras mudar! Mas acho que fizeste muito bem, eu desejo-te muito sucesso nesta nova fase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é o que eu penso. Aliás, já estou a gostar. Agora vamos ver como vai correr. Muito obrigada Suse!

      Beijinhos <3

      Eliminar
  5. Muita sorte minha querida!! Espero que gostes muito da tua opção, mas se vires que não é para ti, nunca desistas de enfermagem!! Espero ser tua colega no futuro!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! É mesmo isto que vou fazer.

      Beijinhos <3

      Eliminar
  6. A vida dá voltas e voltas, e tudo tem uma razão de ser. Boa sorte!

    ResponderEliminar